quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Mário




“Onde quer que você esteja é o ponto de partida.”
Kabir

Louis I.Kahn

1901-1974


Nasceu na Estônia
1905 Imigrou para os E.U.A.
1925 Forma-se arquiteto na universidade da Pensilvânia
1950 ampliação do Museu da Universidade Yale
1971 medalha de Ouro da AIA (American Institute of Architects ) e
1972 com a Medalha de Ouro do RIBA (Royal Institute of British Architects ).


Instituto Salk - Califórnia, 1959-1965

“Conservo o templo grego como a imagem mais insistente em minha mente. Não construo coisas como um templo grego, mas este constitui um ponto de partida, que pertence aos princípios“.


Assembléia Nacional em Dhaka –Bangladesh 1962 -1974

Obras monumentais e monolíticas (Formado de uma só pedra)


Uso de :
Concreto(natureza dos esforços, monumentalidade)
Materiais da natureza

Fisher House - Pensilvânia-1960

“Para expressar-se é necessário movimento, e quando você quer dar algum valor ao seu movimento, você deve consultar a natureza.”

Influências:
Estilo internacional
Estruturalismo de Viollet-le-Duc(não esconder a natureza dos materiais, iluminação)
Historicismo

ESHERICK HOUSE


( 1959 – 1961 )


(chaminé sala de estar,fachada sudoeste)


A casa foi encomendada por Margaret Esherick( sobrinha do famoso escultor Esherick Wharton)

Construida na Filadélfia( Pensilvânia - EUA) por Louis I.Kahn
Ela possui 96m²
1 suíte, 1 banheiro, sala de jantar integrada com sala de estar
Área externa desenhada pelo arquiteto Frederick Pack

Características
Estilo japonês ( madeira,escada )
Abertura e iluminação
A casa é clara devido às grandes janelas,
ambiente quente e direto
Idéia de 2 casas


(fachada noroeste)


Kahn ressalta primeiro pela originalidade da forma e dos materiais a que recorre
a janela em "T".Esta deixa a luz entrar( por uma abertura maior na parte mais alta) ,ao mesmo tempo que mantêm o ambiente fechado.

(fachada sudeste)


A fachada virada para rua é fechada enquanto que a oposta, virada para o interior do lote, possui amplas aberturas em vidro, recortadas por um caixilho em madeira elegante e quente devido a utilização da madeira Apitong.A parede de vidro em um lado da antecâmara mantém conexão com a luz exterior, enquanto que a luz interior, modelada pela forma do edifício, começa a se afirmar por si própria. O tamanho das janelas e a posição foram pensadas para "coreografar" de acordo com a hora do dia e a estação






A obra se encontra baseada em relações geométricas precisas, entre quadrados retângulos divididos por uma escada, lateralmente ficam os serviços, a sala possui pé-direito duplo, com uma estante em toda a altura da parede, o que cria um ambiente extremamente acolhedor.
Este calor nos volumes, contrastando com o rigor geométrico é obtido também pelo uso do betão, rugoso, nos paramentos exteriores, diferente a nível de estética para com as experiências européias intencionalmente frias.





Esta estrutura monumental tem um exterior em negrito que é feita de forma simples e completa do concreto. No entanto, a casa não perde o conforto de uma casa com o seu interior pensativo.
A casa é naturalmente ventilado e iluminado com a luz do sol que entra através de grandes janelas de moldura de madeira , a luz é refletida pela madeira e pelas paredes brancas que compõem o interior da casa.












Ele queria que a casa fosse acolhedora e confortável para os moradores com o abraço de luz clara e espaços abertos que criam a liberdade.


* vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=46Wxmzi9NYY&NR=1


quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bambu


O bambu se distribui desde os trópicos até as regiões temperadas, sendo encontrado desde o nível do mar até 3.000 metros de altura. A maior incidência, porém, ocorre em áreas quentes em regiões de chuvas abundantes da Ásia tropical e subtropical, América do Sul e África.
Pode ser usado como coluna, viga, lastro, pontes, cercas, barricadas, aquedutos, telha, forro e maçaneta. Sua distribuição subterrânea de rizomas forma uma malha resistente que reforça a estrutura natural do solo.É adequado para determinados encanamentos de água. As casas construídas de bambu são resistentes a terremotos, como constatado nos terremotos da Colômbia. Nesta ocorrência a maioria das casas de concreto caíram, matando um número de pessoas. As de bambu resistiram. Sua distribuição subterrânea de rizomas forma uma malha resistente que reforça a estrutura natural do solo.


A recente produção em larga escala dos laminados de bambu, também chamados de Plyboo em referência aos laminados de madeira (Plywood), possibilitou um novo mercado na utilização do bambu na construção.Com o bambu são feitos pisos e forros de parede, além de uma série de outras aplicações.
O arquiteto Edoardo Aranha, pesquisador da Unicamp, faz coro: "Se tratado adequadamente, ele apresenta durabilidade superior a 25 anos, equivalente a do eucalipto, por exemplo", afirma. Ele se refere aos tratamentos químicos para remover pragas como brocas e carunchos (cupins não se interessam pelo bambu).
Até dois anos, o bambu é considerado imaturo, ou “verde”, e seu material lenhoso ainda está bastante maleável (não-lignificado). É por esse motivo que o bambu, com essa idade, é utilizado para cestaria e outros usos onde é necessário curvar ou tramar o bambu.O colmo do bambu adequado para uso em artesanato, movelaria e construção é aquele com mais de 3 anos, considerado maduro. Nessa idade o bambu está rígido o suficiente (lignificado) para ser utilizado em tarefas pesadas.


A relação resistência/peso é mais vantajosa do que da madeira e ele admite maior flexão do que a maioria dos materiais. O bambu pode ser a matéria-prima de todas as partes de uma casa, inclusive nos projetos populares, ficando até 50% mais barato do que as convencionais.
O bambu é considerado um excelente isolante térmico e acústico. Mais recentemente, temos no Brasil o ‘bambucreto”, uma mistura de concreto e bambu usado em construções, tubos, pisos de alto padrão e resistência.
( fotos : 1.Aereoporto de Madrid(Barajas)2.Catedral de la Nuestra Senhora de la Pobreza, Pereira- Colombia 3. Casa em bambu)

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Lego Architecture



Divertimento de qualquer criança, átomo de qualquer pessoa Lego sempre esteve nas nossas vidas e não é agora que vai sair né?!Sempre fiquei perplexa com os gênios incriveis que conseguem reconstruir a realidade imitando objetos reais ou a anatomia humana com peças minúsculas, milhares delas!Para os menos afortunados, com menos dons a empresa lançou ano passado a coleção Lego Architecture.


Em parceria com a Adam Reed Tucker a coleção tem o Sears Tower, John Hancock Center, Seattle Space Needle, Empire State Building e o Guggenheim Museum em Lego e com manualzinho para você montar.


Além das peças necessárias para montar os prédios, cada kit vem com uma base com o nome do monumento, instruções de montagem e livreto com detalhes do edifício e sua importância arquitetônica.






terça-feira, 20 de julho de 2010

Friends



"O óleo e o perfume alegram o coração; assim é o doce conselho do homem para o seu amigo. Não abandones o teu amigo, nem o amigo de teu pai; nem entres na casa de teu irmão no dia de tua adversidade. Mais vale um vizinho que está perto do que um irmão que está longe.”Provérbios 27:9-10

“Fiéis são as feridas d'um amigo; mas os beijos d'um inimigo são enganosos.” Provérbios 27:6

"A amizade é um amor que nunca morre".Mário Quintana

Feliz Dia dos Amigos
Adoro vocês
.
.
.
A data foi criada pelo argentino Enrique Ernesto Febbraro. Com a chegada do homem à lua, em 20 de julho de 1969, ele enviou cerca de quatro mil cartas para diversos países e idiomas, instituir o Dia do Amigo. Febbraro considerava a chegada do homem a lua "um feito que demonstra que se o homem se unir com seus semelhantes, não há objetivos impossíveis". Assim, durante um ano, o argentino divulgou o lema "Meu amigo é meu mestre, meu discípulo é meu companheiro.

segunda-feira, 12 de julho de 2010





Yuri Vital arquiteto inovador implantou num terreno de 1011 m² em São Paulo no bairro Brasilândia um conjunto de casas populares com o qual recebeu do Instituto de Arquitetos do Brasil o Prêmio IAB na categoria "Habitação de Interesse Social", em 2008. "O conceito foi o de fazer uma habitação de baixo custo que tivesse uma arquitetura que eu chamo de 'digna', criando algo inovador", diz Yuri Vital.

Pensadas como Box Houses optou por casas com andares: um meio nível abaixo do perfil do terreno e um meio nível acima, criando uma residência de dois pavimentos e vagas de garagem privativas, abaixo da casa; dispostas em 2 fileiras, num total de17 casas, separadas por uma rua. "O conceito foi o de fazer uma habitação de baixo custo que tivesse uma arquitetura que eu chamo de 'digna', criando algo inovador", diz Yuri Vital. Com 47m² cada, possui no piso inferior o lavabo, a cozinha, as salas de jantar e estar e a área de serviço, já no piso superior 2 quartos , um banheiro e uma varanda.

"As exigências técnicas e estéticas são as mesmas para qualquer classe", diz Yuri Vital. Talvez seja importante desmistificar o conceito de que estes aspectos sejam superficiais e só acessíveis às pessoas mais abastadas, pois é possível construir com qualidade técnica e padrões estéticos mesmo com baixo custo. As unidades foram vendidas também no Feirão da Caixa de 2008 por R$ 90 mil. Hoje o valor com a especulação o valor ultrapassa R$130 mil.









quarta-feira, 7 de julho de 2010

"Se seus sonhos estiverem nas nuvens...






Venho por meio deste falar um pouco de tudo, mostrar um pouco de tudo.Óbvio ,vou me reter aquilo que gosto... arquitetura, coisas fofas, urbanismo, coisas diferentes, paisagismo, coisas criativas, o que me intriga;Minha vida com Deus.

Faço faculdade de arquitetura, gosto de filmes de ficçao, gosto de teatro, animes, livros, história, bem a gente vai se conhecer melhor no decorrer do blog, chega de falar de mim.

Uma pessoa não vive sem sonhar.Mas os sonhos não gostam de ficar adormecidos então, corra .Não é tarde para persegui-los mas um dia pode ser, a vida é efêmera .

"A palavra graciosa de Deus pode fazer de você o que ele quer que vocês sejam e dar-lhes tudo o que vocês venham a necessitar."

"Os sonhos são ilustrações... do livro que sua alma está escrevendo sobre você." (Marsha Norman)

"Uma das calamidades da vida é sonhar apenas quando estivermos dormindo... O homem mais pobre não é o homem sem dinheiro: é o homem sem sonhos." (Max L. Forman)

afinal "Se seus sonhos estiverem nas nuvens,não se preocupe,estão no lugar certo;agora construa os alicerces"