quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Bambu


O bambu se distribui desde os trópicos até as regiões temperadas, sendo encontrado desde o nível do mar até 3.000 metros de altura. A maior incidência, porém, ocorre em áreas quentes em regiões de chuvas abundantes da Ásia tropical e subtropical, América do Sul e África.
Pode ser usado como coluna, viga, lastro, pontes, cercas, barricadas, aquedutos, telha, forro e maçaneta. Sua distribuição subterrânea de rizomas forma uma malha resistente que reforça a estrutura natural do solo.É adequado para determinados encanamentos de água. As casas construídas de bambu são resistentes a terremotos, como constatado nos terremotos da Colômbia. Nesta ocorrência a maioria das casas de concreto caíram, matando um número de pessoas. As de bambu resistiram. Sua distribuição subterrânea de rizomas forma uma malha resistente que reforça a estrutura natural do solo.


A recente produção em larga escala dos laminados de bambu, também chamados de Plyboo em referência aos laminados de madeira (Plywood), possibilitou um novo mercado na utilização do bambu na construção.Com o bambu são feitos pisos e forros de parede, além de uma série de outras aplicações.
O arquiteto Edoardo Aranha, pesquisador da Unicamp, faz coro: "Se tratado adequadamente, ele apresenta durabilidade superior a 25 anos, equivalente a do eucalipto, por exemplo", afirma. Ele se refere aos tratamentos químicos para remover pragas como brocas e carunchos (cupins não se interessam pelo bambu).
Até dois anos, o bambu é considerado imaturo, ou “verde”, e seu material lenhoso ainda está bastante maleável (não-lignificado). É por esse motivo que o bambu, com essa idade, é utilizado para cestaria e outros usos onde é necessário curvar ou tramar o bambu.O colmo do bambu adequado para uso em artesanato, movelaria e construção é aquele com mais de 3 anos, considerado maduro. Nessa idade o bambu está rígido o suficiente (lignificado) para ser utilizado em tarefas pesadas.


A relação resistência/peso é mais vantajosa do que da madeira e ele admite maior flexão do que a maioria dos materiais. O bambu pode ser a matéria-prima de todas as partes de uma casa, inclusive nos projetos populares, ficando até 50% mais barato do que as convencionais.
O bambu é considerado um excelente isolante térmico e acústico. Mais recentemente, temos no Brasil o ‘bambucreto”, uma mistura de concreto e bambu usado em construções, tubos, pisos de alto padrão e resistência.
( fotos : 1.Aereoporto de Madrid(Barajas)2.Catedral de la Nuestra Senhora de la Pobreza, Pereira- Colombia 3. Casa em bambu)